Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • sexta-feira, 25 de abril de 2014
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Vestibulinho


  • Email
  • Assine
  • Compartilhar

Etec

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2014 começam nesta quinta-feira, 10, e vão até 7 de maio. Serão oferecidas 57.207 vagas para o Ensino Técnico e 465 vagas para 7 cursos de especialização técnica de nível médio – a novidade deste Vestibulinho.  O exame será no dia 8 de junho.

Do total de vagas oferecidas para o Ensino Técnico, 47.344são destinadas às 210 Etecs e às 59 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.425 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital são oferecidas 8.508 vagas para cursos técnicos em 112 escolas estaduais de 73 municípios paulistas e 1.355 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Especialização de nível médio

Neste Vestibulinho, as 465 vagas são destinadas aos 7 cursos de especialização técnica: Automação Predial, Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar, Geoprocessamento, Organização de Eventos Esportivos, e Panificação e Confeitaria. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico no mesmo eixo tecnológico do curso de especialização.

 Certificação de Competência

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para 10 cursos técnicos:  Administração, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos e Transações Imobiliárias.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Inscrições

Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja  enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet, vão de 10 de abril a 7 de maio  – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.
No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico presencial pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. Já os que vão escolher um curso Técnico semipresencial, a segunda opção, quando indicada, deve ser, necessariamente, para o mesmo curso na modalidade online (totalmente a distância).

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo, para se inscrever em um dos cursos de especialização, ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Candidatos com deficiências que necessitem de condições especiais para fazer a prova devem fazer uma indicação na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo  3% a estudantes afrodescendentes e 10%  a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida –, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site  www.vestibulinhoetec.com.br


Manual do Candidato


Provas e Gabaritos dos Vestibulinhos das Etecs

1º Semestre 2014 - vagas remanescentes do 2º módulo

Prova
Gabarito


1º Semestre 2014

Prova
Gabarito
Gabarito Retificado


2º Semestre 2013 - vagas remanescentes do 2º módulo

Prova
Gabarito


2º Semestre 2013

Prova
Gabarito


1º Semestre 2013 - 1ª série do Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado ao Médio e 1º módulo do Ensino Técnico

Prova
Gabarito

1º Semestre 2013 - vagas remanescentes do 2º módulo

Prova
Gabarito


2º Semestre 2012 - Prova 1º módulo Ensino Técnico

Prova
Gabarito

2º Semestre 2012 - vagas remanescentes do 2º módulo

Prova
Gabarito

1º Semestre 2012

Prova
Gabarito


2º Semestre 2011

Prova
Gabarito

1º Semestre 2011

Prova
Gabarito


2º Semestre 2010

Prova
Gabarito

1º Semestre 2010
Prova
Gabarito
2º Vestibulinho - 2º Semestre 2009
Prova
Gabarito

1º Vestibulinho - 2º Semestre 2009
Prova
Gabarito
1º Semestre 2009 - Calendário Especial
Prova
Gabarito

1º Semestre 2009
Prova
Gabarito Retificado
Gabarito
2º Semestre 2008
Prova
Gabarito

  • Email
  • Assine
  • Compartilhar
  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Google Buzz
  • Picasa
  • Instagram
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias

 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2011 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom